Sustentabilidade

Construtora aposta no transplante de árvores para conciliar o desenvolvimento urbano e a natureza

Construtora aposta no transplante de árvores para conciliar o desenvolvimento urbano e a natureza - Fitec Tec News

Construir sem abrir mão da sustentabilidade: essa é uma das premissas que move a Construtora Patriani. No setor da construção civil, cada projeto traz a responsabilidade de equilibrar desenvolvimento e preservação ambiental. E uma das práticas adotadas pela Patriani, em casos específicos, é o “transplante” de árvores. Quando um novo empreendimento é iniciado, a empresa – em conjunto com as Secretarias do Meio Ambientes das prefeituras municipais – avaliam a possibilidade do transplante.

Entre janeiro e agosto, foram realizados 18 transplantes de árvores em Campinas e na região do ABC Paulista, contemplando espécies nativas da Mata Atlântica, como pitangueiras, ipês-amarelos, jabuticabeiras, palmito-juçara e palmeiras-jerivá. Todas foram replantadas em áreas indicadas pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente, com acompanhamento técnico para garantir sua adaptação e continuidade ecológica.

O custo total da operação, desde o manejo técnico até o replantio, é integralmente assumido pela Construtora, que também se responsabiliza pelo monitoramento pós-transplante, assegurando o compromisso com a compensação ambiental e a sustentabilidade urbana.

 

Investimento em transplante de árvores

Além disso, a Patriani mantém o programa de plantio de mudas de árvores nativas. Como parte das iniciativas de contrapartida ambiental, em 2024, a construtora plantou 1.649 mudas, promovendo a restauração da vegetação e contribuindo para a captura de carbono ao longo dos próximos anos. Estima-se que essas árvores poderão capturar cerca de 269* toneladas de CO2 ao longo de seus primeiros 20 anos. Esses resultados mostram como a preservação está no centro da agenda ESG da Patriani e reforçam a celebração do Dia da Árvore, em 21 de setembro.

“Quando decidimos construir, sem abrir mão da preservação, reforçamos nossa responsabilidade com o futuro das cidades. O transplante de árvores é um investimento importante porque urbanismo e meio ambiente não precisam andar em direções opostas”, explica Bruno Patriani, Presidente da Construtora Patriani.

*Base de dado: CECarbon. Importante ressaltar que este é um valor médio, pois existem diferenças nas quantidades de absorção de CO2 devido a diferentes fatores, como espécie, clima, solo, entre outros.

 

Foto: Construtora Patriani/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *