Mudanças Climáticas

COP30: imprensa se mobiliza para ampla cobertura do evento

COP30 imprensa se mobiliza para ampla cobertura do evento - Fitec Tec News

Faltam menos de dois meses para a abertura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em novembro na cidade de Belém, PA, e os olhos do mundo se voltam para temas como crise climática e questões humanitárias, principalmente os veículos de imprensa, in loco e também online, como o nosso Portal TECNEWS.

A emissora anfitriã do evento, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), informa que contará com transmissão e cobertura disponíveis nacional e internacionalmente geradas por uma estrutura que inclui mais de 300 profissionais, com aparato tecnológico e estúdios robustos para as transmissões dos mais de 42 sinais simultâneos, integrando duas plenárias (eventos principais), duas salas de coletivas de imprensa e uma sala de eventos especiais.

De antemão, também está se dedicando a uma série de iniciativas editoriais voltadas para a COP30, sendo que veículos públicos e governamentais estão mobilizados para ampliar a cobertura e levar informações ao público. “Ao assumir o papel de emissora anfitriã, reafirmamos sua expertise com a cobertura de eventos em escala global, como já fizemos no G20 e BRICS. Nossa estrutura vai permitir que as discussões alcancem brasileiros e estrangeiros”, diz Bráulio Ribeiro, diretor-geral da EBC.

 

Seminário sobre a COP30

Associações da categoria também se mobilizam com a promoção de atividades que envolvem o evento, a exemplo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), que realizou em setembro o Seminário de Meio Ambiente, em formato híbrido, reunindo além de jornalistas, pesquisadores, ambientalistas e organizações da sociedade civil para falar de temas como educação ambiental, créditos de carbono e cobertura da imprensa para COP30.

“O maior desafio é a logística para a cobertura em si. Muitas mídias independentes e especializadas não irão à Belém. Nesse seminário, falamos de soluções encontradas para deslocamento e hospedagem e como amplificar o debate sobre clima e meio ambiente na própria imprensa, pois em muitos jornais e sites não existe uma editoria ambiental”, comenta uma das palestrantes, Kátia Brasil, jornalista e editora executiva da agência Amazônia Real.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *