Energia

Com recorde de premiados, 4ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética destaca estudantes por conhecimentos do tema

Com recorde de premiados, 4ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética destaca estudantes por conhecimentos do tema - Fitec Tec News

Por meio da gamificação a favor da conscientização sobre consumo consciente de energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), coordenada pelo Instituto Abradee, promoveu pelo quarto ano a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), mobilizando estudantes e professores do 8º e 9º ano do ensino fundamental de todo o país, de instituições públicas e privadas.

Ao todo, 33.348 alunos fizeram as provas sobre o tema em todo o Brasil. E desses, 10 mil foram premiados, sendo reconhecidos por participar com êxito de todas as fases da competição, contemplados com medalhas de ouro, prata, bronze, além de menção honrosa (a lista está disponível aqui).

Foram também agraciados 27 alunos e professores finalistas que representaram seus estados na última etapa da ONEE 2025, na Semana Olímpica, ocorrida em Brasília (DF), em novembro.  Além das medalhas, três vencedores foram premiados com vouchers da plataforma Viva! Experiências e a olimpíada é apoiada por distribuidoras de energia elétrica de todo o país.

 

Olímpiada de diversidade e conscientização 

Estudantes das escolas Santa Sofia, José Wilson e São Rafael, em Coruripe (AL), conquistaram destaque nacional na ONEE e estão no ranking de vencedores. Quem representou o estado na celebração final foi estudante Jean Guilherme dos Santos, da Escola Municipal Santa Sofia, que conquistou medalha de ouro.

Os alunos foram apoiados pela distribuidora Equatorial Alagoas na competição. “Essa conquista mostra que, quando unimos educação e sustentabilidade, criamos oportunidades reais de transformação. O conhecimento sobre o uso eficiente da energia elétrica tem o poder de mudar hábitos e a competição despertam nessa nova geração o senso de responsabilidade com o planeta”, frisa Paulo Guimarães, gerente de relacionamento com o cliente da empresa.

Outro estado que comemora é Minas Gerais, que 628 dos 762 alunos participantes de todo o estado foram premiados, garantindo o 4º maior número de medalhas e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), apoiadora da iniciativa, ficou entre as quatro distribuidoras que mais tiveram alunos com medalhas.

Em números, os representantes são da Escola Municipal José Maria dos Mares Guia (7º e 8º lugares), localizada em Barão de Cocais, e na Escola Lápis de Cor, em Inhapim (9ª e 10ª posições). “A ONEE é um evento que as distribuidoras aguardam com ansiedade, pois é uma possibilidade de ampliar o que já fazemos, que é a conscientização constante da sociedade sobre o uso seguro e sustentável desse recurso tão importante que é a energia elétrica”, afirma Leonardo Silva, coordenador do projeto ONEE 2025 na Cemig.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

 

Foto: Divulgação – CEMIG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *