Resíduos

Economia Circular leva jovens a solucionar desafios ambientais em SP e ES

Economia Circular leva jovens a solucionar desafios ambientais em SP e ES - Fitec Tec News

A economia circular, além de um nicho de negócio, também é um impulso para estudantes em criar soluções em projetos sustentáveis.Um desses desafios foi proposto pela Lwart Soluções Ambientais, especialista em coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado ou contaminado, em parceria com a ETEC Cidade do Livro, de Lençóis Paulista, em SP, em que estudantes desenvolveram ideias práticas e inovadoras para reduzir impactos ambientais e estimular a consciência socioambiental.

As ações foram apresentadas na segunda edição da Maratona Verde, iniciativa da empresa, que neste ano proporcionou palestras e vivências no tema, inspirando os jovens a refletirem sobre soluções. Após uma seletiva, nove equipes (FSS², Nutripack, Horizonte Verde, Re-Inova, Ecofolha, ReSer, ReVisionários, Ecoquímicos e ReCarbon), contaram com orientações para criar seus trabalhos, que passaram em uma banca composta por lideranças e colaboradores/mentores voluntários da companhia.

Jovens vencem desafios ambientais

A equipe vencedora foi Ecoquímicos, com o projeto de transformação de cascas de laranja em uma cola natural e biodegradável. “A Maratona Verde é um exemplo de como a educação pode se conectar ao mercado para gerar impacto positivo. Ao estimular os jovens a pensar em soluções circulares e inovadoras, nós reafirmamos o compromisso com a sustentabilidade e a formação de novas gerações mais conscientes. É muito gratificante ver o entusiasmo, a criatividade e a responsabilidade ambiental dos estudantes, mostrando que dentro da sala de aula há ideais que podem se transformar em grandes oportunidades”, afirma Rosana Otsubo, coordenadora de Responsabilidade Social Corporativa da Lwart Soluções Ambientais.

“Como a indústria do aço pode contribuir para a construção de um mundo mais sustentável?”. Eis a proposta da terceira edição do Desafio ArcelorMittal de Robótica, realizado em 11 de outubro, no Sesi Jardim da Penha, em Vitória. Organizado em parceria pela ArcelorMittal, Sesi e Findes (Federação das Indústrias do Espírito Santo), o desafio com abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) reúne 140 estudantes, organizados em 24 equipes, em quatro categorias que envolvem inovação, design, programação e valores de equipe.

“O desafio representa o compromisso da ArcelorMittal em investir em inovação e em uma educação voltada para o futuro. Ao unir a metodologia STEAM com a robótica educacional, oferecemos aos jovens uma oportunidade única de aproximar o conhecimento da realidade da indústria”, conta Bernardo Enne, gerente Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal Unidade Tubarão, ao Folha do ES.

Em maio, os estudantes participaram de monitorias e visitas técnicas à ArcelorMittal Unidade Tubarão, em que puderam ver de perto e obter insights sobre o tema.

 

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

 

Foto: Divulgação – Lwart Soluções Ambientais

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *