Energia

Empresas de energia renovável abrem as portas para contato com público

Empresas de energia renovável abrem as portas para contato com público - Fitec Tec News

Imagine poder conhecer de perto como são as operações de uma usina de energias renováveis? Pois algumas companhias contam com a chamada “portas abertas”, ou seja, um dia em que público tem a oportunidade de contato com essas operações.

É o caso do Grupo CGN Brasil Energia, pertencente a um conglomerado chinês, que recentemente promoveu o CGN OPEN DAY 2025, evento global que conecta diferentes países em torno do conhecimento e da sustentabilidade. No Brasil, a ativação aconteceu no Complexo Solar Lagoinha, em Russas (CE), envolvendo 20 alunos de 9 e 10 anos da Escola Municipal Francisco Chagas para uma manhã de descobertas, aprendizado e inspiração sobre o papel da energia solar no futuro do planeta.

 

Público é bem-vindo

Na oportunidade, os participantes puderam ver, por exemplo, as placas solares, além de outros pontos da empresa. “Nosso desejo é que as crianças guardem para sempre a experiência única de conhecer de perto um complexo solar em sua própria cidade. Esse contato busca despertar a curiosidade pela sustentabilidade e fortalecer o orgulho de ver Russas como referência em um projeto que impulsiona o desenvolvimento econômico e social da região”, comenta Silvia Rocha, diretora jurídica e de compliance da CGN Brasil.

“Ter a oportunidade de visitar o Complexo e ser recebidos pela empresa também foi motivo de grande felicidade. Para toda a escola, essa visita foi muito importante”, afirma Maria de Lima, professora que acompanhou os pequenos nessa jornada.

 

Retomada

Outro exemplo vem da Usina de Água Vermelha, operada pela Auren Energia, que retomou a visitação do público por meio de seu Programa Portas Abertas, que visa proporcionar para a comunidade no entorno essa chance de conferir as operações da hidrelétrica localizada no Rio Grande, entre os estados de Minas Gerais e São Paulo. As visitações são feitas quinzenalmente e cada grupo deve ter entre oito e 40 participantes, sendo que a idade mínima para participação é de 12 anos. Já grupos de jovens com menos de 18 anos, é exigida a presença de um adulto responsável a cada dez participantes.

“Por meio do nosso Programa Portas Abertas, além de aprender sobre a operação de uma hidrelétrica e o processo de geração de energia, os visitantes também poderão conhecer a nossa história e os projetos socioambientais desenvolvidos pela companhia no território. Essas atividades reforçam nosso papel não só na geração de energia limpa e de fonte renovável, mas na construção do legado de conservação ambiental às futuras gerações”, destaca Odemberg Veronez, gerente de Sustentabilidade da companhia, ao O Extra.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: Romário Oliveira – CGN Brasil Energia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *