Com a chegada da COP30, diversos setores econômicos estão se empenhando para levar suas inovações em sustentabilidade não apenas para Belém, capital paraense que hospeda o evento, mas a diversas cidades brasileiras, a exemplo da fabricante de veículos Mercedes-Benz do Brasil e a Be8, produtora de biodiesel, que capitaneiam a caravana “Rota Sustentável COP30”. Outras caravanas estão compondo a iniciativa.
Iniciada em 20 de outubro em Passo Fundo (RS), em caráter experimental, culminando no Pará, o objetivo da iniciativa é comparar os níveis de emissões de gases de efeito estufa dos motores Euro 6 que equipam veículos comerciais, totalizando 4 mil quilômetros por estradas brasileiras.
Caravanas
Uma das paradas ocorreu em Brasília, com a presença do presente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, além de ministros e sindicalistas.
Em números, caravanas como essa envolvem dois caminhões Actros Evolution 2553 6×2 e dois ônibus rodoviários O 500 RSDD 8×2, abastecidos com diesel comercial B15 e com biocombustível Be8 BeVant para os testes comparativos.
“Queremos demonstrar a eficiência e as vantagens operacionais e ambientais do biocombustível 100% nos motores Euro 6 de nossos caminhões e ônibus. Com a utilização do BeVant, nossos veículos podem contribuir ainda mais para a redução de emissões e a descarbonização do transporte”, conta Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil.
Pelas águas
Outra iniciativa vem do projeto IARAÇU, uma cooperação entre Brasil e França, unindo ações de ciência, educação e estuda das comunidades para o enfrentamento da emergência climática que o mundo se encontra.
Para tanto, uma caravana fluvial foi iniciada no Amazonas seguindo até Belém, registrando depoimentos, destacando iniciativas locais e a promoção de atividades ao longo do percurso. Uma das paradas ocorreu na cidade de Santarém (PA), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reunindo estudantes, servidores e convidados.
“É muito significativo. As caravanas representam uma oportunidade de integração entre educação, ciência e comunidade, fortalecendo o papel das escolas na formação de uma geração mais consciente e engajada”, frisa o professor Bruno Mota, um dos participantes.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: Ricardo Stuckert – Presidência da República
