Sustentabilidade

Protocolo Verde: setor de grãos se une a favor da produção sustentável

Protocolo Verde - setor de grãos se une a favor da produção sustentável - Fitec Tec News

Semear, plantar e colher. Essa tríade tão importante para a alimentação enfrenta inúmeros desafios, como a produção sustentável. Para tanto, entidades se articulam, como o caso do Protocolo Verde dos Grãos do Pará.

Celebrado em 2014, a ação tem governança sob responsabilidade do Governo estadual e do Ministério Público Federal do Pará, além do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), sendo desempenhado por entidades e empresas desse setor produtivo, com foco em procedimentos comerciais que assegurem a regularidade ambiental e social em toda a cadeia, promovendo a mitigação dos desmatamentos ilegais no estado, além de boas práticas trabalhistas.

Um dos marcos recentes foi a adesão de mais de 100 signatários, que juntos fomentam diretrizes que conciliam sustentabilidade, preservação ambiental e cumprimento da legislação brasileira.

De acordo com a última auditoria realizada, com a adesão de novos signatários, 3,2 milhões de toneladas de soja, ou 96% da produção do estado, estão em conformidade com os requisitos exigidos pelo Protocolo. “Isso mostra a força da iniciativa que engloba empresas e poder público para viabilizar uma expansão sustentável, garantir mercado e aportar segurança jurídica à cadeia produtiva dos grãos”, afirma Bernardo Pires, diretor de Sustentabilidade da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE).

 

Safra recorde de grãos

 

Segundo projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita de grãos na safra 2025/26 estará na casa de 353,8 milhões de toneladas, avanço de 1% em relação à safra anterior, que foi de 350,2 milhões de toneladas, o que estabeleceria um novo recorde histórico.

Esse resultado é influenciado pelo aumento na área cultivada, que deve sair de 81,74 milhões de hectares na última safra para 84,24 milhões de hectares nesse novo ciclo. A soja, principal produto cultivado no país, tem aumento projetado de 3,6% na produção, com estimativa de 177,67 milhões de toneladas na safra 2025/26 frente a colheita de 171,47 milhões de toneladas no ciclo anterior, informa a companhia.

 

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

 

Foto:  Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *