Sustentabilidade

Segmento de mídias e publicidade busca soluções para redução de emissões

Segmento de mídias e publicidade busca soluções para redução de emissões - Fitec Tec News

Imagine poder medir as emissões de carbono (GEE) a partir de um anúncio na internet? Pois empresas estão investindo em tecnologias para fornecerem essa solução aos seus clientes e, consequentemente, também estarem em consonância em sua jornada ESG. E o assunto ganha força: uma pesquisa da Energytech Descarbonize Soluções (2024), divulgada pelo site Nosso Meio, revela que 66% dos brasileiros são engajados com ações sustentáveis e 70% consideram importante que marcas também sejam comprometidas com ações a favor do meio ambiente.

Na outra ponta, muitas “propagandas verdes” podem estar encobrindo manobras de greenwashing. Para tanto, a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados discutiu em agosto a regulamentação da publicidade ambiental para evitar isso, que inclusive já conta com o Projeto de Lei 1.008/25, definindo como propaganda enganosa o anúncio de práticas sustentáveis sem comprovação relacionadas a produto ou serviço.

Uma das debatedoras da reunião, Nicole Sanchotene, do NetLab da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), alertou que metade dos mais de 2,7 mil anúncios sobre transição energética divulgados nas redes sociais têm publicidade enganosa. “Além de alegações exageradas, vagas ou distorcidas, identificamos estratégias sofisticadas para confundir os consumidores, como proliferação de selos, prêmios e certificados, muitos emitidos por entidades com interesses comerciais e cuja credibilidade é difícil ou praticamente impossível de verificar”, disse, àAgência Câmara de Notícias.

 

Mídia digital com redução de pegada de carbono

A plataforma de mensuração e otimização de mídia Integral Ad Science (Nasdaq: IAS) firmou parceria com a Good-Loop, plataforma de mídia responsável com certificação B. Após o lançamento do Global Media Sustainability Framework 1.2 (GMSF, guia para medir e reduzir emissões provenientes da cadeia de mídia) em Cannes, a IAS permite que seus anunciantes mensurem as emissões de cada impressão de anúncio veiculada na internet aberta, sem custos adicionais.

Na prática, a Good-Loop oferece publicidade positiva e sustentável para o clima, e já há três anos fornece essas soluções à IAS. Ambas colaboram com anunciantes para também estabelecerem essas referências e apoiam outras entidades, como a Advertising Association e a Ad Net Zero (desenvolvedora do GMSF), para formar uma padronização de mensurações de GEE ao setor. “Sabemos o impacto ambiental que a compra de mídia tem, e é hora de levar essa informação às empresas digitais para compreender e, consequentemente, agir em reduzir a pegada de carbono de seus investimentos em mídia”, frisa Amy Williams, CEO e Fundadora da empresa.

“Sustentabilidade na publicidade requer mais do que promessas, exige responsabilidade. Acreditamos que esse nível de transparência é essencial para impulsionar mudanças significativas em todo o setor”, endossa Lisa Utzschneider, CEO da IAS.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: Pavel Horak –Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *