Aquele conceito de lojas em um ponto fixo ganhou um upload: podem se movimentar em várias regiões, ficarem por um tempo (também chamadas de pop-ups) ou ainda serem integradas a outras. Também estão antenadas com a sustentabilidade, sendo estruturadas em contêineres (assunto já tratado aqui anteriormente), reutilizando materiais em sua ambientação ou ainda incentivando seus consumidores a entrar nessa sintonia, tornando-se ponto de coleta de embalagens, por exemplo.
Um case interessante vem da Chilli Beans, rede de óculos escuros, que se uniu com a startup SmartMoov, especializada em carrinhos elétricos 100% personalizados, para a produção do ChilliMoov, uma loja móvel, com design retrátil e operação autônoma. “A inovação está no nosso DNA e esse projeto é uma prova disso. Queremos levar opções novas e criativas aos clientes, estar sempre perto e acessível, além de oferecer novas oportunidades para os nossos franqueados. Estamos muito animados”, celebra Caito Maia, fundador e CEO da marca.
Segundo a desenvolvedora dos carrinhos, a estrutura plug-and-play permite ativar a operação em poucos minutos, independentemente da localização (praia, shows, estádios). “O ChilliMoov é uma solução de varejo em movimento. É sobre conectar, impactar e vender com agilidade e sustentabilidade. Estamos colocando a Chilli Beans literalmente nas ruas, sem perder design, performance e identidade”, arremata Giuliano Pilagallo, fundador e idealizador do projeto, que tem em seu currículo a carreira de piloto de corridas.
Apenas no Rock in Rio, o ChilliMoov foi responsável por um faturamento de até R$ 22 mil por dia para a marca, que conta em seu portfólio com modelos de óculos com pegada ecológica.
Pop-ups store sustentável
Falando em lojas pop-ups, o Grupo HEINEKEN inaugurou recentemente um modelo na unidade do Pão de Açúcar, na rua Teodoro Sampaio, SP. Conhecida por sua cerveja, a marca tem como objetivo se apoiar em três pilares: o fortalecimento da presença em pontos estratégicos, a promoção da sustentabilidade como valor central e a criação de experiências imersivas que reforcem o seu posicionamento.
A loja foi construída foi construída com eco blocos de plástico reciclado, ou 375 quilos do material ressignificado, e iluminação em LED, mais econômica. “Ao estar presente onde o consumidor está, criamos uma oportunidade de contato espontâneo. A iniciativa se soma a uma série de ações sustentáveis que já realizamos no Brasil, como a redução das emissões de CO₂ em toda a cadeia de produção e distribuição, economia circular com o reaproveitamento de resíduos e embalagens retornáveis”, explica, ao SuperHiper, Natália Urnikes, gerente nacional de trade marketing do Grupo HEINEKEN.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: Filipe Arruda – Divulgação – Chilli Beans
