Sustentabilidade

Empresas investem em transparência sobre origem de produtos para atender consumidores exigentes

Empresas investem em transparência sobre origem de produtos para atender consumidores exigentes - Fitec Tec News

Você sabe a origem do alimento que consome? Para 92,2% dos consumidores brasileiros conhecer o que se coloca no prato é essencial. Eis o que aponta uma pesquisa recente da empresa neozelandesa Oritain, divulgada pelo Diário do Comércio.

Outro dado pertinente revela que 96,9% dos respondentes consideram a atitude positiva de fabricantes ao informar a procedência de seus produtos. O assunto também foi pauta nas comissões de Legislação Participativa e de Defesa do Consumidor na Câmara dos Deputados, no combate a chamada humane washing (lavagem humanitária), estratégia de marketing adotada para dar a ilusão de que seus produtos de origem animal, por exemplo, são produzidos de maneira sustentável, mas sem comprovação ou de maneira errônea.

“As empresas precisam ser responsáveis pelas informações que compartilham e também com os compromissos que assumem. O trabalho de governança deve incluir controle, fiscalização e comunicação transparente”, salienta, à Agência Câmara de Notícias, Beatriz Veloso, advogada e assessora de Relações Corporativas da Alianima, ONG de proteção animal.

 

Websérie sobre produtos

Um case vem da Nestlé, por meio de um de seus itens, o leite NINHO, que lançou uma websérie três episódios, intitulada “Gestos de Amor: do Campo ao Copo”.

Com vídeos curtos (entre sete a 15 minutos) disponibilizados no canal no YouTube, a série retrata como a sustentabilidade está presente em toda a cadeia produtiva do produto, com depoimentos com as famílias produtoras, e temas sobre bem-estar animal, preservação do solo e uso consciente da água, apresentados pela atriz Giovanna Antonelli e da jornalista Rosana Jatobá.

“Buscamos também reforçar que o bem-estar animal é um pilar fundamental na produção do leite NINHO. Vacas felizes vivem melhor e produzem mais. Garantir nutrição balanceada, água em quantidade e qualidade e ambientes confortáveis para esses animais contribui para o aumento da produtividade e da qualidade do leite NINHO que entregamos aos consumidores”, conta Barbara Sollero, head de Agricultura Regenerativa da Nestlé Brasil.

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

Foto: Divulgação – Nestlé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *