Resíduos

Com obra resíduo zero, Mar Premium reforça compromisso socioambiental da Costa do Sauípe

Com obra resíduo zero, Mar Premium reforça compromisso socioambiental da Costa do Sauípe - Fitec Tec News

 

A Costa do Sauípe, o maior resort de praia do Brasil, inicia o ano com o lançamento do Mar Premium, hotel all inclusive inspirado no estilo de vida à beira-mar e ainda mais conectado à essência baiana, que passa a operar em soft opening a partir de 18 de janeiro. A reabertura marca mais um capítulo do movimento de renovação do destino, conduzido pela Aviva desde a aquisição do complexo em 2018, e reforça seu compromisso com a Agenda ESG. Resultado de uma obra com conceito de resíduo zero, o Mar Premium passou por uma transformação completa em infraestrutura e design, pautada por práticas de economia circular.

Segundo Neide Tavares, gerente de Sustentabilidade da Aviva, a responsabilidade socioambiental está presente em todos os projetos da empresa, da concepção à operação, passando pelo desenvolvimento e implementação. Todo o material gerado durante as obras do hotel passou por um processo de beneficiamento: segregação, preparação e transformação em britas recicladas de diferentes granulometrias, que poderão ser utilizadas na pavimentação e no paisagismo de futuras obras do resort.

“Esta estratégia de gestão sustentável de recursos garantiu o reaproveitamento de 100% dos resíduos. Ao diminuir a geração de lixo e o envio para aterros sanitários, reduzimos, consequentemente, as emissões de gases de efeito estufa associadas ao transporte e à decomposição de materiais. Essas práticas permitiram a classificação de obra resíduo zero. Ao todo, evitamos a destinação de cerca de duas mil toneladas de resíduos a aterros, o equivalente, em uma comparação prática, às três piscinas do hotel cheias, quase transbordando”, explica Neide.

 

Resíduo zero

 

A executiva reforça que a Aviva recebeu um certificado de desempenho ambiental concedido pela Essencis, empresa do grupo Solví – referência em gestão de resíduos, tratamento de efluentes e energia verde – ao término da primeira etapa das obras, concluída em 2025. O reconhecimento atesta a eficiência das tecnologias sustentáveis adotadas na revitalização do empreendimento.

O compromisso sustentável também se reflete no paisagismo, arquitetura e decoração do hotel, que combina atmosfera náutica, cores leves e elementos que remetem às grandes navegações. “O paisagismo do Mar Premium mantém a característica predominante do litoral norte da Bahia: muitas palmeiras e extensos coqueirais exóticos, com destaque para o coco-da-baía, uma espécie de coqueiro fundamental para fortalecer a economia local. Durante a obra, implementamos medidas de compensação ambiental que garantiram o replantio de três coqueiros para cada exemplar suprimido, às margens da lagoa da região, contribuindo para a recomposição vegetal da restinga. Além disso, reaproveitamos os eucaliptos naturais, incorporando-os às estruturas ornamentais das piscinas e outras áreas”, conta Neide.

Foto: Costa do Sauípe/Divulgação

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *