Saneamento

Concessionárias levam conscientização ambiental para as salas de aula

Concessionárias levam conscientização ambiental para as salas de aula - Fitec Tec News

  

Além da prestação de serviços, as concessionárias pelo Brasil estão levando ações de conscientização ambiental para os mais diversos públicos, com uma atenção especial a jovens e crianças das escolas públicas.

A Iguá Saneamento, que atende 121 municípios de seis estados (Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe), comemora um ano do Projeto Iguapé – A Arte e a Ciência de Sanear. O foco da ação é levar às escolas um circuito de aprendizagem que combina arte, ciência e tecnologia, com o intuito de frisar a importância do saneamento básico e dos recursos hídricos e ambientais. Em números, o projeto em 2025 percorreu 13 municípios, beneficiou mais de 27 mil estudantes em 86 escolas e realizou mais de 200 apresentações, superando a meta inicial de 25 mil alunos.

Para este ano, a concessionária pretende ampliar as atividades: “A educação ambiental é uma ferramenta de transformação das cidades e das pessoas. Os resultados mostram que levar esse tema, de forma acessível e conectada à realidade dos territórios, é um caminho efetivo para formar uma nova geração mais consciente”, comemora Natalia Menezes, gerente de Responsabilidade Social da Iguá Saneamento.

Concessionárias promovem escola, meio ambiente e estradas

 

Já a Concessionária Tamoios, responsável pelas operações da estrada que interliga São José dos Campos a Caraguatatuba (SP), conta com o programa de educação ambiental Caminhos que Educam, com palestras nos estabelecimentos de ensino que circundam as regiões em que a empresa atua, em parceria com a Univap (Universidades Vale do Paraíba).

 

Recentemente, as instituições realizaram palestras de nos municípios de Jambeiro, Caraguatatuba e São Sebastião, com os temas envolvendo respeito aos aninais silvestres e domésticos e orientações sobre segurança ao soltar pipas.

 

Destaque para as explicações sobre o funcionamento das estruturas de passagem de fauna, essenciais em rodovias ao permitir a travessia segura de animais, reduzindo atropelamentos e protegendo a biodiversidade.

 

 

Por Keli Vasconcelos – Jornalista

 

Foto: Divulgação – Iguá Saneamento

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *