A Naturgy Brasil, distribuidora de gás natural, está adaptando suas operações para seguir a agenda ESG empregada pela empresa, não apenas para estar em conformidade, mas pelo seu compromisso com a sustentabilidade e com as gerações futuras. Por meio do Plano de Gestão Ambiental, uma das metas mais ambiciosas é encaminhar 85% dos resíduos gerados em seus centros de trabalho para reciclagem ou para valoração energética, sendo que a meta anterior foi de 79%.
No último ano, 136 toneladas deixaram de ser enviadas a aterros sanitários, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa. Falando nisso, a empresa conta com o controle das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), realizado por meio de quantificação, monitoramento e mitigação.
Gestão inteligente da água, ações de voluntariado e desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atua também estão no foco do Plano. Colocar a sustentabilidade como base da nossa estratégia nos permite reduzir impactos ambientais, fortalecer a inclusão social e garantir uma governança sólida, sempre conectados aos ODS e ao Pacto Global. Essa evolução, agora estruturada em três pilares e 38 indicadores, reafirma nosso compromisso com uma atuação cada vez mais consistente, transparente e sustentável”, destaca Carolina Musa, responsável por ESG e Branding da Naturgy.
Métricas e comunicação da Naturgy
Para metrificar metas e resultados, a Naturgy lançou seu Plano de Sustentabilidade 2025–2027, alinhando-se aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e ao Pacto Global, com foco nos pilares ESG. Para tanto, auditorias, monitoramento de impactos ambientais, projetos de ecoeficiência e economia circular, controle de emissões de GEE, programas sociais e o fortalecimento do plano de diversidade e inclusão estão no rol de atuações.
A empresa informa ainda que o crescimento de indicadores monitorados, que passam dos 31 atuais para 38. “Pela primeira vez, o plano é estruturado em conformidade com as Normas Europeias de Informação de Sustentabilidade (NEIS), promovendo ainda mais transparência, comparabilidade e credibilidade nas informações divulgadas”, frisa comunicado.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: Divulgação
