Quem não quer consumir produtos que tenham compromissos ambientalmente responsáveis? Pois a sustentabilidade é requisito importante e foi constatada em pesquisas como a “Resíduos Eletrônicos no Brasil 2025”, realizada pela Green Eletron, entidade especializada na logística reversa de eletrônicos, em parceria com a Radar Pesquisas.
O estudo ouviu 3 mil pessoas de diversos pontos do país e 85% delas afirmam que valorizam e reconhecem marcas que investem nisso. “A logística reversa, incluindo a de eletroeletrônicos, deixou de ser apenas uma obrigação legal e passou a ser um diferencial competitivo. Marcas que não se adaptarem a essa nova realidade podem perder relevância perante um público que cobra responsabilidade e coerência”, comenta Ademir Brescansin, gerente executivo da Green Eletron.
Pesquisas importantes
Já outro levantamento, este da Getty Images, empresa global de conteúdo visual e inteligência de mercado, mostrou que 91% dos brasileiros acreditam que empresas têm um papel central na solução dos desafios ambientais e sociais e 75% afirmam que as mudanças climáticas já impactam o cotidiano.
Um exemplo é o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), que coordena há mais de duas décadas um sistema coletivo de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Para a entidade, a logística reversa tem o poder de transformar em valor à toda a cadeia, contribuindo para a reputação do setor e a sustentabilidade do setor.
“Nosso papel é viabilizar, com profissionalismo e visão sistêmica, soluções que conectem sustentabilidade, responsabilidade compartilhada e impacto mensurável. Esse dado só reforça a importância de continuar investindo em estruturas eficientes, com transparência e engajamento”, frisa Marcelo Okamura, diretor-presidente do inpEV.
Ressignificando o vidro
Outra iniciativa é a promoção de ações por parte dos municípios, a exemplo de São José dos Campos (SP), que instalou ecopontos para a coleta de embalagens de vidro, por meio do Programa Vidro Vira Vidro, iniciativa da Verallia, especializada na valorização desse material, e Massfix, multinacional francesa fabricante de embalagens de alimentos e bebidas, em parceria com a prefeitura da cidade.
O programa pretende instalar 45 ecopontos ao longo de 2026, em locais estratégicos. Todo o material pós-consumo depositado nesses coletores é encaminhado para reciclagem e retorna ao ciclo produtivo da própria indústria, virando novas embalagens, evitando o descarte irregular e reduzindo emissões de CO₂. “A implantação do Programa em São José dos Campos é um marco importante para a expansão da reciclagem de vidro no país. Essa parceria mostra como a união entre empresas, governo e sociedade pode gerar resultados concretos em prol da economia circular e da preservação ambiental”, ressalta Juliana Schunck, CEO da Massfix.
Em números, o programa presente em várias cidades brasileiras já reciclou 5.198 toneladas de vidro em 2024, crescimento de 33% em relação ao ano anterior, ou 27 milhões de garrafas reinseridas na cadeia produtiva e redução de 780 mil toneladas de CO₂ na atmosfera. “Cada ponto instalado representa uma oportunidade de reduzir o descarte irregular e as emissões de CO₂”, comemora Quintin Testa, diretor geral da Verallia para América Latina.
Por Keli Vasconcelos – Jornalista
Foto: Divulgação
